Retornar

Início

Interesses

Links

Artigos

curtas   curtas   curtas   curtas   curtas   curtas   curtas   curtas

Dicas & novidades, principalmente na área biomédica, traduzidas
resumidamente de várias fontes na Internet.


Sempre que puder fornecerei a fonte. Mas não tenho como disponibilizar a tradução completa de matérias ou artigos aqui referidos.

Não assumo responsabilidade pela notícia. Se precisar, procure um médico ou outro profissional e siga a respectiva orientação.
• Pra quem quiser pesquisar, tem mais material sobre saúde no meu site, neste link e neste link.


Esclerose múltipla - nova esperança? - Interessante artigo sobre o potencial uso de um suplemento natural para tratar esse terrível mal. Para ver (ou baixar) a minha tradução, favor clicar aqui.
Fonte: www.healthiertalk.com/natural-hope-multiple-sclerosis-patients-9796

Câncer de mama: excesso de diagnósticos?
- É possível que até 35% dos cânceres invasivos de mama desapareçam por si mesmos, se forem deixados em paz? Essa é a conclusão do pesquisador norueguês Dr. Per-Henrik Zahl, que analisou dados de mais de 600.000 mulheres suecas, das quais 50% fizeram exames preventivos regulares com mamografia e 50% não fizeram mamografia. O Dr. Zahl dá a entender que o câncer de mama pode estar tendo um exagero de diagnósticos, da mesma forma que o câncer da próstata está sendo excessivamente diagnosticado. O estudo foi publicado no Lancet Oncology. Para ler a matéria ou baixar o arquivo, clique aqui.
Fonte: www.virginiahopkinshealthwatch.com/2011/11/do-some-breast-cancers-go-away-on-their-own

Câncer da mama - Pesquisadora da Marshall University (EUA) descobriu que a ingestão diária de um punhado de nozes ativa genes "protetores" do câncer de mama. Num estudo, ratos "geneticamente programados" para ter essa doença tiveram menos da metade dos casos de câncer. E nos que tiveram câncer, os tumores eram menores e menos agressivos. A pesquisadora diz que esses resultados também são aplicáveis a humanos.
Fonte: http://www.healthiertalk.com/turn-genes-protect-you-against-breast-cancer-4775

Asma infantil - Uma pesquisa do Imperial College de Londres diz que apenas uma banana por dia diminui em mais de 30% a chance de ocorrer asma em crianças.
Fonte: "Bananas Vs. Asthma," Newswise (www.newswise.com)

Fumantes têm menos artrite
- Acredite se quiser... Pesquisadores analisaram registros médicos de 11.000 aposentados (homens). Os que fumaram por mais de 48 anos apresentaram probabilidades 50% menores de prótese nos joelhos ou no quadril. Porém, o relatório da pesquisa não mencionou os outros graves riscos apresentados pelo fumo.
Fonte:
"Smoking reduces need for joint replacement" Cigarettes Reporter, 7/8/11, cigarettesreporter.com

Menstruação irregular
- O Dr. Jonathan V. Wright dá sua receita: hormônio natural da tireoide e pílulas de alga marinha (kelp, em inglês) por um determinado tempo.
Detalhes neste link: http://wrightnewsletter.com/2011/09/19/irregular-periods/

Refrigerante "diet" é perigoso -
Muita gente confunde "diet" com "saudável". Mas um novo estudo revela que as pessoas que tomam 1 refrigerante "diet" por dia aumentam seus riscos de ataque cardíaco ou de derrame em quase 50 por cento, comparado com quem raramente ingere esse tipo de bebida.
Fonte:
"Is Diet Soda Linked to Heart, Stroke Risk?" Charlene Laino, WebMD Health News, webmd.com

Ingerir mais líquidos quando resfriado?
A recomendação é muito antiga, mas parece que não ajuda, segundo pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália. Disseram que um bom consumo de líquidos ajuda na hidratação, etc, mas não combate o resfriado em si. 
Fonte: http://hsionline.com/2011/08/17/fluid-intake/

Cachorro quente liberado? - Pois segundo recente pesquisa do National Cancer Institute publicada no American Journal of Epidemiology em 17 junho 2011, comer embutidos (salsicha, linguiça, presunto, bacon, etc) não aumenta o risco de câncer do pâncreas, como se pensava. Até agora, médicos e nutricionistas aconselhavam restrição no consumo dessas carnes, devido ao seu conteúdo de nitritos e nitratos, que em estudos com animais de laboratório tinham causado esse tipo de câncer.
Fontes:
http://douglassreport.com/2011/07/27/cured-meets-cancer/
http://aje.oxfordjournals.org/content/early/2011/06/17/aje.kwr092.abstract


Episódios de esquecimento? Mal de Alzheimer? -
Depois de receber muitas perguntas de internautas sobre este tema, resolvi escrever um resumo do que sei ou andei vendo pela Internet. Naturalmente, as dicas e informações ali apresentadas não devem substituir o aconselhamento médico adequado. Mas espero que sirva como orientação geral ou ponto de partida para quem quiser aprofundar suas pesquisas (antes que esqueça de fazer isso, é claro!). O resumo pode ser lido ou baixado clicando aqui.

Melanoma - Sua causa não é o sol, mas sima falta de sol
? Pesquisadores examinaram dados referentes a 36.000 mulheres, com idades entre 50 e 79 anos, por um período superior a 7 anos. Eles descobriram que a mulheres que tomavam suplementos de Vitamina D3 apresentavam menos da metade dos riscos de ter melanoma do que o grupo que tomava um placebo. Outro estudo da ensolarada Austrália, ano atrás, mostrou que funcionários de escritórios tinham muito mais possibilidade de contrair melanoma do que os salva-vidas nas praias. 
Fonte: http://douglassreport.com/2011/07/20/sunshine-myth/

Carne vermelha faz mal?
- Pergunte isso a qualquer nutricionista convencional e ele/ela vai te lançar um olhar horrorizado e dizer: "Claro que sim, carne vermelha causa doença cardíaca e diabetes tipo 2". Mas uma nova pesquisa da Universidade de Harvard balançou as bases de instituições que pensavam dessa forma, como na recente convenção da American Heart Association. O estudo de Harvard analisou 20 pesquisas sobre o assunto e descobriu que 1) O consumo elevado de carne industrializada, curada e/ou com alta quantidade de conservantes (cachorro-quente, salsicha, linguiça, frios, bacon) aumenta o risco de doenças cardíacas e diabetes. 2) Qualquer nível de consumo de carne NÃO processada NÃO aumenta o risco de doença cardíaca ou diabetes. 
Fonte: http://hsionline.com/2011/07/20/healthy-red-meat/

Refrigerante tipo "diet" aumenta a barriga...
  Uma pesquisa revelou que 2 refrigerantes "diet" (que contêm aspartame, em vez de açúcar) por dia aumentam a circunferência da barriga 500% mais depressa que nas pessoas que não tomam isso. E numa recente conferência da American Diabetes Association, pesquisadores informaram que o consumo de qualquer quantidade de refrigerante "diet" aumenta a barriga de forma 70 por cento mais rápida. 
Fonte: http://douglassreport.com/2011/07/18/diet-soda-disease/

Café diminui riscos de derrame - Pesquisa com cerca de 35.000 mulheres, durante 10 anos, mostrou que os riscos de derrame eram 25% menores entre as que tomavam o equivalente a 1 ou 2 copos de café preto (sem açúcar e sem leite) por dia. O estudo foi feito pelo renomado Instituto Karolinska, na Suécia.
Fonte: http://www.healthiertalk.com/coffee-consumption-lowers-stroke-risk-25-percent-4284

Estatinas fazem mal pro ... coração!
- Estudo demonstra que o uso de estatinas está associado a uma piora na função cardíaca. No resultado dessa pesquisa, os cientistas declaram que "... foi observada uma função [cardíaca] significativamente melhor no grupo de controle, em relação ao grupo que usou estatinas".
Fonte: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/06/22/new-study-show-using-statins-actually-worsens-your-heart-function.aspx

Vinho & dentes
-
Aquele copo de vinho no jantar pode ajudar na luta contra cáries dentárias e doenças das gengivas, segundo um novo estudo. Mas tem um problema. Quando os pesquisadores isolaram certos componentes do vinho, os efeitos antibacterianos desse composto exterminaram quase 100% das bactérias que causam problemas dentários e dores de garganta. Apesar de esses componentes apresentarem uma ação antibacteriana mais fraca quando consumidos juntamente com o vinho (e não na forma isolada), a pesquisa demonstrou que tanto o vinho tinto quanto o vinho branco eram eficazes na eliminação de bactérias. E agora o problema: Os ácidos do vinho enfraquecem temporariamente o esmalte que protege os dentes. O Dr. David Bartlett, da Academy of General Dentistry, disse que após ingerir vinho é melhor aguardar pelo menos 20 minutos antes de se escovar os dentes.
Fonte: http://www.livescience.com/7326-wine-kills-germs-contact.html

Ataques cardíacos
- Pesquisa com mais de 83.000 sobreviventes de ataques cardíacos feita na Dinamarca, a maioria idosos e do sexo masculino. Resultado: Usuários de anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs, ou NSAIDs em inglês) apresentaram uma correlação de 45% no risco de morte ou ataque cardíaco recorrente em apenas uma semana após iniciar o uso de AINEs. Esse risco aumentava para 55% quando o uso desses medicamentos durava mais de 3 meses
Fontes:
- http://hsionline.com/2011/05/23/urgent-nsaid-warning/
-
"Short term use of painkillers could be dangerous to heart patients" American Heart Association press release, 5/9/11,  www.eurekalert.org/

O sal não mata?
Segundo pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association e feita na Bélgica com 3.600 participantes sem doenças cardíacas, a mortalidade em doenças cardiovasculares foi maior nos indivíduos com menos sódio no organismo. Comentário dos pesquisadores belgas: "Nossas constatações... não respaldam as atuais recomendações de redução generalizada e indiscriminada na ingestão de sal, a nível de população."
Fonte: http://jama.ama-assn.org/search?fulltext=sodium&submit=yes&x=17&y=7


Diabetes
- Resumo da notícia: Por ser lipossolúvel, a
benfotiamina (uma "prima" sintética da Vitamina B1, hidrossolúvel e permanece pouco tempo no organismo), que já existe há tempos, intensifica a ação da enzima transketolase, podendo reverter os danos causados pelo excesso de açúcar no sangue, inclusive nos rins, coração, retina e nervos (neuropatia). 
Fontes:
- http://douglassreport.com/2011/03/14/taming-blood-sugar/
- http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.2040-1124.2010.00077.x/abstract
- www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2435522/?tool=pubmed
- www.embrafarma.com.br/v2/admin/_lib/file/doc/smcms/produtos/arquivo/Benfotiamina.pdf


O "mau" colesterol na verdade é "bom" ? Um estudo da Texas A&M University, publicado no Journal of Gerentology, mostra um novo ângulo do colesterol. Nessa pesquisa, os participantes que tinham os mais altos nível de LDL (o chamado "mau" colesterol) foram os que obtiveram maior ganho de massa muscular.
Fonte: http://wrightnewsletter.com/2011/05/18/ldl-cholesterol-levels/

Câncer de mama - Remoção de nódulo linfático, um procedimento doloroso e que pode causar complicações, não aumenta sobrevida nem evita a recorrência em muitos casos, segundo novo estudo. 
Fontes:
- www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21304082
- http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/02/21/women-with-breast-implants-have-lymphoma-risk.aspx

Hipertensão - Pesquisa diz que as pessoas que não tomaram medicamentos para a chamada "pré-hipertensão" não tiveram qualquer problema por causa disso.
Fonte: http://douglassreport.com/2011/04/01/prehypertension/

Sal para ansiedade - Num estudo com ratos, pesquisadores da Universidade de Cincinnati descobriram que a adição de sal na alimentação diminuiu níveis de ansiedade e stress, além de reduzir a pressão sanguínea...
Fonte: http://douglassreport.com/2011/05/02/salt-for-anxiety/

Câncer - glioma (tumor do sistema nervoso central). Cientistas do Instituto Huntsman de Câncer da Universidade de Utah constataram que a erva-de-são-joão (hypericum perforatum) estabiliza e até reduz alguns tumores em pacientes com gliomas malignos progressivos ou recorrentes e que resistem à radio & quimioterapia.
Fonte: http://hsionline.com/2011/05/17/st-johns-wort-for-cancer/

Estatinas causam neuropatia? Pelo menos é o que diz um artigo do médico Walter F. Coulson, publicado no Journal of Family Practice em abril/2011 e referido aqui www.healthiertalk.com/are-they-joking-3935

Mal de Parkinson x café - Um estudo que durou 30 anos com 8.004 participantes mostrou que o consumo de café previne a incidência dessa doença em homens. A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association e comentado aqui www.healthiertalk.com/prevent-parkinson-s-surprise-beverage-3887



Aquecimento global mal explicado? - De repente, todo mundo virou expert em aquecimento global. De certa forma, isso é bom, pois mostra que a população está finalmente se preocupando com a situação ambiental do nosso planeta. Mas talvez esteja faltando um pouco de informação. Há um grupo de cientistas, por exemplo, que vê mais perigo (ou pelo menos perigo mais imediato) com o que seria o principal causador do chamado "aquecimento global" -- uma diminuição na cobertura de nuvens da Terra, em decorrência de maior atividade solar nos últimos anos. Ou seja, a falta de controle nas emissões de CO2 por parte dos humanos certamente representa um perigo, mas no momento o estrago maior não estaria sendo causado pelo homem, mas pelo sol. Saiba mais clicando aqui.