Retornar

Início

Interesses

Links

Artigos

Resumo em português de notícias e dicas diárias dos boletins
médicos
Nutrition & Healing, Daily Dose e outros.



Dor de cabeça, enxaqueca? Coma mais sal
- Daily Dose. O artigo comenta matéria publicada na revista New Scientist, onde Michael Harrington, do Huntington Medical Research Institute, de Pasadena, afirma que pessoas com tendência a ter dor de cabeça não processam sódio da mesma forma que as demais pessoas. Dados da pesquisa National Health and Nutritional Examination Survey mostram que as pessoas que ingerem menos sal têm mais dores de cabeça, enquanto que os que ingerem mais sal têm menos dor de cabeça e menos ataques de enxaqueca. Outra especialista, Svetlana Blitshteyn, da Escola de Medicina e Ciências Biomédicas de Buffalo, diz que quando os pacientes com enxaqueca ingerem mais sal, suas dores de cabeça desaparecem.
Mais info: http://jacksdailydose.com/2016/08/24/ease-migraines-with-salt/

Caminhar pode evitar o diabetes
- Daily Dose. Jack Harrison comenta pesquisa feita com um grupo de pré-diabéticos. Uma parte do grupo seguiu uma dieta especial e fez exercícios equivalentes a uma caminhada de 12 km por semana, ou 15 a 20 minutos de caminhada por dia. Esse grupo apresentou uma melhora no controle da glicose. Mas o grupo que apenas praticou os exercícios diários obteve os mesmos resultados, embora não alterando sua dieta habitual...
Fonte: http://jacksdailydose.com/2016/07/30/beat-diabetes-by-walking/

O "mau" colesterol combate o câncer?
- Daily Dose. Uma pesquisa mostrou que níveis elevados de LDL (erroneamente chamado de "mau" colesterol) reduzem os riscos de morte por alguns tipos de câncer (próstata: 47%; mama: 43%; intestino: 30%; e pulmão: 22%). Outro estudo, de 2012, constatou que baixos níveis de LDL aumentavam os riscos de câncer. Outro estudo, de 2013, mostrou que as estatinas (medicamentos para baixar o colesterol) aumentavam os riscos de câncer de mama. Mais um estudo (do Japão, 2010) mostrou que altos níveis de LDL reduziam os riscos de morte por câncer, doenças cardíacas, pneumonia e outras.
Fonte: http://jacksdailydose.com/2016/07/18/statins-wont-cut-your-cancer-risk/


Tremor essencial
- Daily Dose. A matéria diz que esse tremor nada tem a ver com o mal Parkinson, e que a sua causa mais comum é uma deficiência de magnésio.
Mais info: http://jacksdailydose.com/2016/07/20/essential-tremor-treatment-damages-brain-cells/

Raiz-forte para combater o câncer
. Nutrition & Healing. Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que uma substância encontrada na raiz dessa planta pode causar a morte (apoptose) de células cancerosas, sem afetar as células saudáveis. O médico Glenn Rothfeld comenta: "Gostaria de ver a quimioterapia ou a radioterapia fazer isso".
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/05/30/horseradish-stops-cancer-in-its-tracks/

Ingerindo cúrcuma (açafrão) para turbinar o cérebro
- Daily Dose. Pesquisa confirma que o cúrcuma (açafrão) pode turbinar o cérebro de idosos, protegendo a memória e evitando a demência senil. No estudo, publicado no British Journal of Nutrition, cerca de 100 idosos foram divididos em dois grupos; um grupo recebeu 1.500 mg de cúrcuma por dia, e o outro grupo um placebo, durante 1 ano. Apenas 6 meses depois, o grupo do placebo mostrava os declínios da idade em testes cognitivos. Enquanto isso, o grupo que recebia cúrcuma fazia sucesso nos testes de memória e de habilidade verbal.
Mais info: http://jacksdailydose.com/2016/06/01/curcumin-can-protect-the-brain/

Ingerir pouco sal pode matar
- Nutrition & Healing. O médico Glenn Rothfeld comenta pesquisa canadense que estudou 130.000 pessoas de 49 países, com pressão arterial alta e normal, para ver se havia alguma relação entre a ingestão de sal (cloreto de sódio) e doenças cardíacas, derrames e mortes. De acordo com esse estudo, se você tiver pressão alta, manter uma ingestão diária de sal menor que 3 gramas (3.000 mg) pode aumentar em 34 por cento os seus riscos de ter um ataque cardíaco ou um derrame. Mesmo se você não tiver pressão alta, uma dieta com menos de 3 g diárias de sódio pode aumentar suas chances de derrame ou ataque do coração em 26 por cento!
Fontes:
http://nutritionandhealing.com/2016/06/09/avoiding-salt-won-t-lower-your-blood-pressure/

https://www.sciencedaily.com/ -- Low-salt diets may not be beneficial for all, study sugges
http://health.usnews.com/ -- Could a Low-Salt Diet Hurt Your Health?
http://www.health.harvard.edu/ --
Salt and your health part 1: The sodium connection


Manteiga absolvida -
Daily Dose. Jack Harrison comenta a mais recente pesquisa sobre a manteiga e diz que ela foi novamente "absolvida"... A velha e boa manteiga não causa entupimento das artérias, não aumenta o risco de doença cardíaca e nem desencadeia derrames. Na verdade, comer manteiga diariamente não causa nenhum tipo de problema cardíaco, segundo esse novo estudo. Tem uma coisa que a manteiga causa, mas é algo bom -- diminui os riscos de se  desenvolver diabetes tipo 2.
[Parece que nossos avós e seus antepassados eram mais sábios...]
Mais info: http://jacksdailydose.com/2016/07/13/butter-wont-boost-heart-risk/

Vitamina C contra cataratas
- Daily Dose. A humilde Vitamina C pode evitar cataratas, ou conter seu desenvolvimento, segundo pesquisa comentada por Jack Harrison. Os pesquisadores dizem que é preciso ingerir a vitamina contida nos alimentos, e não apenas tomar suplementos, para obter esses resultados. Porém, Jack Harrison acha que não custa nada usar as duas formas, via alimentos e via suplementos. Diz também que mamão, pimentas e abacaxi são algumas das melhores fontes de Vitamina C, alertando que o suco de laranja não é recomendável, pois 1 copo de suco, mesmo natural e feito na hora, contém tanto açúcar quanto 1 copo de refrigerante.
Fonte: http://jacksdailydose.com/2016/04/03/cataracts-3/

Menos cálcio nas artérias, menos risco de demência senil -
Nutrition & Healing. Estudo da Universidade de Pittsburgh fez avaliação cognitiva de 500 idosos durante 15 anos, monitorando seus níveis de cálcio no sangue. Os que tiveram menos calcificação arterial, nesse período, desenvolveram demência senil bem mais tarde que aqueles com maiores depósitos arteriais de cálcio. Comentando a pesquisa, o médico Glenn Rothfeld lembra que uma suplementação diária com Vitamina K2 pode interromper o depósito de cálcio nas artérias, se já tiver começado, e até mesmo reverter as placas, em alguns casos, evitando também futuros problemas cardíacos.
Fontes:
http://nutritionandhealing.com/2016/03/17/staying-heart-healthy-can-halt-dementia/
"Healthier Arteries May Lower Dementia risk in Old Age" - https://nlm.nih.gov/


Brócolis evita crescimento no câncer de mama
. Nutrition & Healing. Estudo clínico (duplo-cego, randomizado e controlado) pela Universidade do Oregon confirma que uma substância (sulforaphane) encontrada no brócolis e outras crucíferas pode evitar crescimento do câncer de mama. O sulforaphane, segundo o médico Glenn Rothfeld, também pode ser adquirido na forma de suplemento.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/03/03/broccoli-delays-breast-cancer/

Ultrassom para tratar Alzheimer
. Nutrition & Healing. Cientistas australianos estão usando ultrassom para recuperar a memória de paciente com o Mal de Alzheimer. O médico Glenn Rothfeld adverte que os testes clínicos em humanos ainda deve demorar pelo menos 1 ano, mas lembra que o antioxidante glutathione já vem sendo usado com sucesso nessa área. Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/03/03/australian-study-breakthrough-future-alzheimers-treatment/

Adrenalina (de exercícios) reduz tamanho e progressão de tumores
. Nutrition & Healing. Pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, conclui que a adrenalina gerada por exercícios físicos pode desacelerar o crescimento e reduzir o tamanho de tumores em pacientes com câncer em até 50 por cento. O estudo foi feito com animais de laboratório.
Mais info: http://nutritionandhealing.com/2016/02/29/exercise-can-reduce-tumor-size/

Curcumina para tratar depressão
. Nutrition & Healing. Dr. Rothfeld diz que a curcumina (substância encontrada no tempero cúrcuma) é eficaz para tratar depressão, conforme resultado de estudo publicado na última edição de Phytotherapy Research. Nome do estudo "
The Role of Curcumin Administration in Patients with Major Depressive Disorder: Mini Meta-Analysis of Clinical Trials", que pode ser lido neste endereço: onlinelibrary.wiley.com
Mais info: http://nutritionandhealing.com/2016/02/26/curcumin-can-help-ease-major-depression/

Chá verde verde para juntas inchadas
- Nutrition & Healing. O médico Glenn Rothfeld comenta pesquisa da Washington State University (com animais de laboratório) demonstrando que uma substância (EGCG) encontrada no chá verde reduziu significativamente o inchaço de juntas causado por artrite reumatoide.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/02/25/green-tea-lessen-ra-pains/

Vitamina C protege coração de diabético
. Nutrition & Healing. Pesquisa feita na África demonstra que suplementação com vitamina C protege o coração de paciente com diabetes (bloqueia a formação de AGEs).
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/02/24/vitamin-c-cut-diabetes/

A mesma vitamina C também pode ser usada para tratar dores relacionadas a fraturas ósseas, conforme estudo publicado no Journal of Family Practice e comentado pelo médico Glenn Rothfeld.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/02/25/vitamin-remedies-bone-pain/

Para evitar ataques de gota: tome café
- Daily Dose. A notícia, publicada on-line em Seminars in Arthritis & Rheumatism, diz que foram analisados 9 estudos sobre gota. Mas atenção: para fazer feito, tem que ser café sem açúcar!
Mais info: http://jacksdailydose.com/daily-dose-news/ em 12/2/2016.

Tomar chá para evitar fratura óssea
. Nutrition & Healing. Pesquisa australiana demonstra que 3 xícaras de chá ao dia podem prevenir a ocorrência de fraturas ósseas. O estudo, com 1.200 mulheres, durou 10 anos.
Mais dados: http://nutritionandhealing.com/2016/02/12/tea-the-secret-to-strong-bones/

Cure ansiedade com magnésio
. Nutrition & Healing. O médico Glenn Rothfeld explica porque o magnésio pode fazer a ansiedade desaparecer.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2016/02/11/magnesium-key-to-control/

Café contra cirrose
- Nutrition & Healing. Segundo matéria publicada no periódico Alimentary Pharmacology & Therapeutics, duas xícaras de café ao dia podem evitar cirrose hepática causada por excesso de álcool ou hepatite C.
Mais info: http://nutritionandhealing.com/2016/02/10/coffee-protects-your-liver/

Vitamina B-12
- Nutrition & Healing. Artigo do médico Glenn Rothfeld comenta pesquisa canadense, onde concluíram que essa importante vitamina pode tratar e até reverter sintomas como dormência e formigamento de pés ou mãos, aceleração do ritmo cardíaco, fraqueza, dificuldade para respirar, memória fraca, depressão, ansiedade e problemas de coordenação. O estudo foi feito no Canadá e com idosos, mas a carência de Vitamina B-12 pode causar esses sintomas também nos mais jovens. A melhor forma de fornecer essa vitamina, nesses casos, seria através de injeções.
Fonte: Deficiency of vitamin B12 a concern among elderly -- nutraingredients-usa.com

Estudo prova que café não faz mal pro coração
. Nutrition & Healing. Dr. Glenn Rothfeld comenta estudo que acompanhou o ritmo cardíaco de 1.400 apreciadores de café por 1 ano. A pesquisa conclui que não houve qualquer alteração (batimento irregular, fluttering, nada), mesmo quando se aumentou o consumo de cafeína.
Mais info: http://nutritionandhealing.com/2016/02/01/study-proves-coffee-not-bad-for-heart/

Combata o diabetes sem tomar pílulas
. Nutrition & Healing. Dr. Rothfeld diz que que não é preciso tomar pílulas para controlar o açúcar no sangue. Ela recomenda usar magnésio, cúrcuma, óleo de peixe e cromo.
Mais detalhes: http://nutritionandhealing.com/2016/01/06/why-is-google-getting-in-diabetes-game/

Ômega-3 para combater artrite reumatoide
. Nutrition & Healing. O médico Glenn Rothfeld comenta um estudo da Escola de Saúde Pública do Colorado divulgado na publicação Rheumatology.
Mais info: http://nutritionandhealing.com/2016/01/04/omega-3-versus-arthritis/

Para evitar diabetes, tome café!
Nutrition & Healing. Pesquisadores da Dinamarca dizem que dois componentes do café, cafestol e ácido caféico, podem prevenir o diabetes. Mas note que estamos falando do café puro, sem leite ou açúcar.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2015/12/16/coffee-protect-from-diabetes/

Eczema: melatonina ajuda a curar
. Nutrition & Healing. Pesquisa na Universidade da Califórnia em San Diego mostrou que o hormônio melatonina ajuda a curar eczema.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2015/12/07/melatonin-helps-fight-eczema/

Cura para cataratas?
- Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco descobriram uma substância capaz de curar cataratas (e também ajudar em doenças como Alzheimer e Parkinson). Anteriormente, pesquisadores (também da Universidade da Califórnia, mas em San Diego) já haviam descoberto que o Lanosterol, da família do colesterol, podia dissolver cataratas, mas era de difícil aplicação. O grupo de S. Francisco recentemente isolou uma substância dessa família, que chamou de "Composto 29", que pode ser aplicada como um colírio. Por enquanto a pesquisa tem sido feita apenas in vitro e com animais de laboratório.
Mais info: https://www.ucsf.edu/news/2015/11/176886/eye-drops-could-clear-cataracts-using-newly-identified-chemical

Para expelir cálculo renal, faça mais sexo!
- Daily Dose. Comenta pesquisa mostrando que pacientes que foram orientados a fazer mais sexo (3 a 4 vezes por semana) passaram pedras dos rins dentro de duas semanas.
Fonte: http://jacksdailydose.com/2015/10/26/kidney-stones/

Vitamina K2 ajuda a reverter o endurecimento das artérias
- Nutrition & Healing. O médico Glenn Rothfeld comenta sobre estudo holandês mostrando que a Vitamina K2 pode evitar e até mesmo reverter o endurecimento das artérias.
Mais info: http://nutritionandhealing.com/2015/10/09/vitamin-k2-helps-reverse-hardening-of-arteries/

Mais carne = menos osteoporose
. Nutrition & Healing. Pesquisa da Universidade de Connecticut, feita com mulheres, mostra que um regime alimentar com pouca proteína aumenta a perda óssea. Portanto, segundo o médico Glenn Rothfeld, coma mais carne se você quiser evitar a osteoporose no futuro.
Fontes:
http://nutritionandhealing.com/2015/10/21/lack-of-protein-diminishes-bone-strength/
http://www.medpagetoday.com/MeetingCoverage/ASBMR/54071

Cerveja evita problemas cardíacos
. Daily Dose. Estudo com 1.500 mulheres na Alemanha. As que tomavam cerveja duas vezes por semana tinham 30% menos riscos de ataques cardíacos potencialmente fatais.
Confira: http://douglassreport.com/2015/10/05/beer-2/

Sexo após problema cardíaco
- Daily Dose. Pesquisa feita com 536 pacientes, com idades entre 30 e 70+, que sofreram ataques do coração não encontrou qualquer relação entre sexo e novos problemas cardíacos. O estudo durou uma década e foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.
Fonte: http://douglassreport.com/2015/09/30/sex-after-heart-attacks/

Resveratrol x Alzheimer
- Daily Dose. Comenta novo estudo sobre como o resveratrol pode controlar o Mal de Alzheimer.
Detalhes: http://douglassreport.com/2015/09/25/alzheimers-2/

Vinho tinto contra artrite
- Nutrition & Healing. Pesquisa feita na Inglaterra comparou os hábitos de bebida entre 2.000 homens e mulheres com artrite de joelho e 1.000 pessoas saudáveis, com idades entre 45 e 86 anos. Resultado: os que consumiam pelo menos 7 copos de vinho tinto por semana tiveram 50 por cento menos risco de artrite nos joelhos.
Mais detalhes: http://nutritionandhealing.com/2015/09/24/red-wine-to-prevent-arthritis-pain/

Cebola para baixar pressão
- Nutrition & Healing. Dr. Glenn Rothfeld comenta sobre pesquisa da Universidade de Bonn que demonstrou o poder da quercetina (encontrada na cebola, entre outras plantas) de baixar a pressão arterial. Segundo outros estudos, a quercetina também tem o poder de interromper a comunicação entre células cancerosas, causando sua morte (por apoptose).
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2015/09/24/quercetin-can-lower-high-blood-pressure/

Cientistas destroem mitos sobre riscos da testosterona - Nutrition & Healing e Daily Dose. Pesquisadores da Universidade do Texas examinaram registros de 30.000 homens de meia-idade e não encontraram qualquer evidência de que a terapia de reposição de testosterona possa causar câncer de próstata (mesmo em pacientes com histórico), nem com relação a coágulos sanguíneos. O mito do câncer de próstata já havia sido desfeito há alguns anos por um eminente cientista de Harvard. Também o equívoco sobre riscos cardiovasculares já vinha sendo desbancado há algum tempo, mas agora esta importante pesquisa (publicada no Mayo Clinic Proceedings) deve servir para esclarecer os que ainda estavam em dúvida.
Fontes:
http://douglassreport.com/2015/08/05/testosterone-5/
http://nutritionandhealing.com/2015/08/03/no-link-between-testosterone-and-prostate-heart-problems/


Quercetina e resveratrol contra o câncer
- Nutrition & Healing. Pesquisa da Oregon State University mostra que o uso duma combinação de quercetina com resveratrol torna um medicamento da quimioterapia menos tóxico para o coração e ajuda a combater o câncer de forma mais eficaz. E o Dr. Glenn Rothfeld acrescenta que a quercetina tem se mostrado especialmente eficaz no combate ao câncer da próstata.
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/07/27/flavonoid-duo-to-help-fight-cancer/

Uso de stents em derrames
- Daily Dose. Alerta do Dr. Douglass sobre uso de stents em pacientes com AVC.
Fonte: http://douglassreport.com/2015/07/22/brain-stents-2/

Osteoartrite (joelhos e outras juntas)
- Nutrition & Healing. Estudo com mais de 400 voluntário de meia-idade e idosos mediu, durante 4 anos, os níveis de vitamina D e hormônio da glândula paratireoide (fundamental no metabolismo da vitamina D). Resultado: os pacientes com níveis mais baixos de vitamina D apresentavam mais que o dobro do risco de ter doença degenerativa das juntas, como a osteoartrite.
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/07/22/vitamin-d-for-joint-relief/

Miopatia necrotizante/necrosante
- Daily Dose. Dr. Douglass diz que essa doença está ligada ao uso de estatinas.
Veja o artigo: http://douglassreport.com/2015/07/20/statins-5/

Depressão, ansiedade e... intestino
- Nutrition & Healing. Além de regular nosso metabolismo e o sistema imunológico, as bactérias do nosso intestino têm tudo a ver com depressão, ansiedade e humor das pessoas. Segundo o Dr. Glenn Rothfeld, o controle do equilíbrio entre as boas e as más bactérias do intestino pode dispensar o uso de antidepressivos.
Confira aqui http://nutritionandhealing.com/2015/07/15/beating-depression-starts-in-your-gut/

Gordura branca & gordura marrom
- Daily Dose. O assunto está na moda; tem muita gente falando sobre isso, embora poucos tenham entendido realmente como as coisas funcionam... Neste artigo do Dr. Douglass, ele explica que temos dois tipos principais de gordura -- a branca, aquela que forma os famosos "pneus" ao redor da cintura (e outras partes do corpo), e a marrom ou escura (que possui muito mais mitocôndrias, ricas em ferro e por isso mais escura - N do T). O resumo da ópera é que a mais eficiente gordura marrom queima calorias usando a gordura branca como combustível, e aí emagrecemos... O artigo cita um estudo usando resveratrol em animais de laboratório. O grupo que recebeu resveratrol engordou 40% menos.
Mais detalhes em http://douglassreport.com/2015/07/03/brown-fat/

Mal de Parkinson
: café - Nutrition & Healing. O Dr. Glenn Rothfeld diz estar lutando há uns 10 anos contra o Mal de Parkinson e afirma ser um exemplo vivo de que terapias alternativas podem funcionar. Ele acredita que as causas dessa doença (e de outros problemas neurológicos) estão ligadas a metais pesados, mofo e outras toxinas do meio ambiente. Refere-se também a um trabalho de pesquisadores portugueses, os quais concluíram que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode reduzir em até 31 por cento as chances de se ter a doença de Parkinson.
Mais informação em http://nutritionandhealing.com/2015/07/03/coffee-could-reduce-your-parkinsons-risk/

Câncer de mama
- Nutrition & Healing. Artigo comenta o excesso de tratamento e dá dicas de cuidados e prevenção.
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/05/15/beating-breast-cancer-means-stopping-over-treatment/

Apenas dois minutos...
Nutrition & Healing. Para quem passa muito tempo sentado, pesquisadores da Universidade de Utah descobriram que levantar-se de hora em hora e fazer qualquer atividade, mesmo leve e por apenas 2 minutos, pode cortar os ricos de se morrer em até 33 por cento!
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2015/05/11/exercise-to-undo-effects-of-sitting/

Flúor na água: governo dos EUA resolve diminuir uso
- Daily Dose. Depois de décadas de protestos, exemplo de outros países, e de evidências de que a fluoretação da água tratada não evita cáries e pode ser prejudicial, o Ministério da Saúde dos EUA manda cortar quase pela metade (de 1,2 partes por milhão para 0,7 ppm) o nível de flúor usado no tratamento de águas. No artigo, o Dr. Douglass reclama que ainda é muito flúor e diz que a nova norma é uma "piada". Mas já se trata de um bom começo.
Confira: http://douglassreport.com/2015/05/11/fluoride-2/

Câncer de pele
- Nutrition & Healing.  Pesquisadores australianos da Universidade de Sydney provaram que uma dose diária de nicotinamida (vitamina derivada da B3) de 500 mg pode interromper o desenvolvimento do câncer de pele, mesmo em quem já o tenha tido antes. No experimento, os cientistas acompanharam 400 pacientes de alto risco e que tiveram pelo menos dois cânceres de pele nos últimos 5 anos.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2015/05/21/nicotinamide-supplements-slash-skin-cancer-risk/

Estatinas & diabetes
- Nutrition & Healing. Pesquisa publicada no Journal of General Internal Medicine estudou 26.000 integrantes do sistema de saúde dos militares americanos (Tricare) para ver como as estatinas afetavam o risco de diabetes nessas pessoas. Os pacientes que tomavam estatinas aumentaram em 87 por cento seus riscos de diabetes!
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/05/27/statins-increase-risk-of-diabetes/

Canela para gripe e resfriados
- Nutrition & Healing. Pesquisadores do Touro College em Nova York afirmam que um extrato de canela pode destruir em 10 minutos o vírus da gripe. O estudo foi apresentado no encontro anual da American Society for Microbiology. O editor Bob Reagan recomenda usar chá de canela em rama, em vez de canela em pó.
Fonte: http://nutritionandhealing.com/2015/06/18/using-cinnamon-as-a-powerful-disease-fighter/

Azia & ataque cardíaco
- Daily Dose. De acordo com uma nova pesquisa, medicamentos inibidores da bomba de próton, como os usados para tratar refluxo e azia, aumentam os riscos de ataque cardíaco em até 21 por cento.
Confira: http://douglassreport.com/2015/06/21/heartburn/

Abacate & leucemia
- Nutrition & Healing. Pesquisadores canadenses (University of Waterloo) descobriram mais uma coisa boa a respeito do salutar e delicioso abacate: um componente da fruta chamado Avocatina B pode destruir as células tronco da Leucemia Mieloide Aguda, sem afetar as células sadias.
Veja os detalhes aqui: http://nutritionandhealing.com/2015/06/22/avocados-to-fight-leukemia/

Mal de Crohn
- Nutrition & Healing. Pesquisadores da Irlanda afirmam que a Vitamina D pode deixar o paciente sem sintomas por vários dias ou até semanas. O estudo foi publicado no United European Gastroenterology.
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/06/25/vitamin-d-to-prevent-chrohns-flare-up/

Câncer da próstata: quanto mais sexo, menor é o risco
- Daily Dose. Veja os comentários do Dr. Douglass sobre dois interessantes estudos americanos.
Fonte: http://douglassreport.com/2015/06/26/prostate-cancer-4/

Um passeio a pé, em vez de exercícios pesados
seria bem melhor para a saúde, segundo estudo publicado no American Journal of Health Promotion e divulgado no Daily Dose.
Confira a matéria: http://douglassreport.com/2015/06/26/exercise-5/

Viagra & similares: riscos de melanoma
- Daily Dose. Estudo mostra relação entre o surgimento de melanoma e o uso de drogas para disfunção erétil, como Viagra e similares. Segundo o Dr. Douglass, a velha e boa Vitamina D seria um remédio natural e grátis (sol) para esse problema.
Confira: http://douglassreport.com/2015/06/28/cancer-4/

Vitaminas do grupo B diminuem risco de cataratas
- Daily Dose. Vitaminas do grupo B (especialmente B2 e B12) diminuem os riscos de cataratas.
Confira: http://douglassreport.com/2015/06/29/cataracts/

Solanáceas: dores nas costas e artrite
-
Nutrition & Healing. Segundo o médico Glenn Rothfeld, legumes da família das solanáceas (tomate, batata, berinjela, pimenta, etc) estariam ligados às dores crônicas nas costas e artrite. Esses legumes fazem o sistema imunológico liberar histaminas irritantes, estimulando inflamações.
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/07/01/health-foods-leading-to-back-pain/

Ressonância magnética: riscos do contraste -
Nutrition & Healing. O metal pesado gadolínio, usado na ressonância com contraste, pode causar câncer e problemas renais.
Confira: http://nutritionandhealing.com/2015/07/02/mri-contrast-agent-could-be-linked-to-cancer/

Mais ovos, menos diabetes
-
Daily Dose. Pesquisa da University of Eastern Finland mostra que homens que consomem cerca de 4 ovos por semana têm 37% menos riscos de contrair diabetes tipo 2, em comparação a quem consome apenas 1 ovo por semana. O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition, March 2015 DOI: 10.3945/%u200Bajcn.114.104109.
Confira: http://douglassreport.com/2015/04/20/eggs/

Defensor de transgênicos paga mico
-
Nutrition & Healing. Numa entrevista ao Canal Plus (televisão francesa), o defensor de alimentos geneticamente modificados Patrick Moore declara que o herbicida Roundup (glifosato, que agora a OMS admite ser cancerígeno) da Monsanto é seguro para consumo humano. "Você pode tomar 1 litro inteiro que não lhe fará mal", disse. O entrevistador então pergunta  "O senhor tomaria?". Moore responde "Com prazer". Mas quando o entrevistador disse que teria o líquido no estúdio para ele tomar, Moore muda de ideia e diz "Não sou idiota".
Veja o vídeo (com legenda em francês) neste link:
http://time.com/3761053/monsanto-weed-killer-drink-patrick-moore/
Confira a fonte: http://wrightnewsletter.com/2015/04/08/common-weed-killer-causing-cancer/

Para o resfriado, zinco -
Daily Dose. Aos primeiros sinais de um resfriado (primeiro espirro, começo de tosse, irritação na garganta), o Dr. Douglass sugere usar entre 75 e 80 mg por dia de zinco (deixar a pílula dissolver sob a língua). Segundo ele, com base em nova pesquisa que confirma sua eficácia, essa dose de zinco pode reduzir em 54% a duração das dores, em 46% a duração da tosse, da congestão nasal em 37%, e da coriza em 34 por cento.

Estatinas: 46% mais risco de diabetes
-
Daily Dose. Dr. Douglass comenta nova pesquisa sobre riscos de diabetes para quem usa estatinas.
Confira: http://jacksdailydose.com/2015/03/25/statin-drugs/

Sal contra infecções - Daily Dose. Estudo demonstra que o sal estimula o sistema imunológico no combate a infecções. Dr. Douglass: "E alguns ainda têm a coragem de dizer que o sal faz mal para a saúde..."
Confira: http://douglassreport.com/2015/03/23/salt/


Para sobreviventes de ataque cardíaco
-
Daily Dose. Mais uma pesquisa (com quase 400 participantes) comprova os benefícios do óleo de peixe para quem sofreu um ataque cardíaco, diminuindo em 39 por cento as possibilidades de deterioração da função cardíaca.
Confira: http://douglassreport.com/2015/03/22/fish-oil-2/

Taurina pode curar Alzheimer?
-
Nutrition & Healing. Pesquisadores deram 30 mg por dia do aminoácido Taurina a ratos de laboratório programados para ter Alzheimer. Em apenas 3 meses, as células relacionadas a memória começaram a funcionar normalmente. As placas beta-amiloide foram reduzidas. O declínio cognitivo foi revertido.
Confira: http://wrightnewsletter.com/2015/01/16/alzheimers-symptoms-may-be-alleviated-with-the-amino-acid-taurine/

Estatinas agem como "cavalos de Troia" - Nutrition & Healing. Estudo da Finlândia constata que as estatinas aumentam em quase 50% os riscos de diabetes tipo II. Estatinas também têm sido ligadas a outros males, como dores musculares, danos renais e graves deficiências nutricionais que podem prejudicar o coração.
Confira: http://wrightnewsletter.com/2015/03/18/statins-boost-diabetes-risk/

Flúor na água tratada ataca a tireoide
- Daily Dose. Nova pesquisa demonstra que a fluoretação da água causa danos à tireiode. Mesmo baixos níveis de flúor (apenas 0,3 mg por litro) aumentam o risco de hipotireoidismo em até 30 por cento. Maioria dos municípios americanos costuma adicionar o dobro desse percentual na água tratada -- no mínimo 0,7 mg por litro.
Confira: http://douglassreport.com/2015/03/09/fluoride/

Estatinas podem causar Mal de Parkinson
-
Daily Dose. Novo estudo mostra que estatinas podem causar Parkinson.
Confira: http://douglassreport.com/2015/03/08/statin-2/

Café mantém as artérias desobstruídas
-
Daily Dose. O café remove cálcio das artérias, evitando seu endurecimento.
Confira: http://douglassreport.com/2015/03/08/coffee-2/

Câncer da próstata: excesso de tratamento - Nutrition & Healing. Em geral, câncer da próstata não precisa ser tratado, apenas monitorado. Porém pacientes são levados a crer que precisam fazer radioterapia e/ou quimioterapia, como demonstra pesquisa feita com 38.000 idosos. Nos EUA, o custo desses tratamentos atinge 12 bilhões de dólares por ano.
Confira: http://wrightnewsletter.com/2015/03/06/overtreatment-of-prostate-cancer/